Telesaúde, monitoramento remoto e teleparamedicina comunitária

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DR. PETER M. FLEISCHUT; SENIOR VICE PRESIDENT AND CHIEF TRANSFORMATION OFFICER FOR NEWYORK-PRESBYTERIAN (USA)

Ernest Hemingway disse uma frase que se tornou célebre. Perguntado sobre como havia falido, ele disse: “De duas maneiras. Gradualmente e então, de repente.” Esta é uma reflexão para o momento em que vivemos, com tudo mudando de forma tão acelerada.

A telemedicina, por sua vez, usamos desde 2016 e mesmo antes da COVID-19 já crescia exponencialmente. Mais de 700 provedores forneciam consultas e em 2020 fizemos 1,2M de consultas críticas como as que abordam AVC, até sobre medicações para evitá-lo.

Contatamos ambulância móvel para exames de imagem, para um melhor diagnóstico do AVC e possíveis encaminhamentos aos profissionais especializados.

Salas de emergência normalmente são cheias e uma das soluções foi a telemedicina, equilibrando oferta e demanda para atendimento de maneira mais rápida e eficiente, com protocolos de atendimento de alta qualidade e segurança assegurados.

Temos um grande exemplo de como a telemedicina pode salvar vidas. A rede de farmácias Walgreens tem quiosques com telemedicina para aqueles casos em que o paciente não quer acessar um hospital, e permite um exame físico virtual e encaminhamento para o serviço de saúde, se for o caso, com a devida urgência.

Um paciente passava por uma Walgreens, decidiu entrar e consultar um médico porque tinha dúvidas sobre os seus sintomas. Estava tendo um problema cardíaco sério e foi encaminhado para o hospital. Foi salvo.

Na área da Robótica, usa-se a Inteligência Artificial (IA) para limpar o hospital, por exemplo, na logística alimentícia entregando mantimentos, monitoramento do abastecimento de produtos, entre outras. Na farmácia de um hospital, a IA usa robôs que selecionam pílulas corretas de medicamentos e entrega-os no andar certo do estabelecimento.

Os processos de um hospital também podem ter automação robótica: robôs virtuais para realizar tarefas que racionalmente fazemos pelo computador. Conseguimos usar no registro de ponto dos funcionários, por exemplo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Solicitações de reembolso também podemos automatizar, faturas em papel que são tratadas manualmente, pagar fornecedores, digitalizando e traduzindo todo o processo manual num fluxo digital. Isso leva tempo!

Para toda essa modernização, há desafios. Nem sempre todos abraçam as novas tecnologias. Há resistências, as pessoas criticam, então precisamos garantir que tudo está sendo feito da maneira correta, e não somente o que é bom.

Como conclusão, é fundamental avaliarmos a IA para usar onde é correto, porque há setores em que humanos são melhores para tomadas de decisões.

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