Marketing Médico: o que é e como fazer

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Marketing Médico: o que é e como fazer

 4 minutos de leitura

O trabalho em clínicas, consultórios e hospitais é algo muito comum na rotina dos profissionais de medicina. Contudo, cada vez mais, criar uma relação com os potenciais pacientes e se destacar como profissional, dentro da especialidade, se faz necessário. Uma forma de alcançar isso é por meio do marketing médico.

Afinal, é por meio do marketing, principalmente o digital, que consegue-se criar presença no meio online, reconhecimento e oportunidades, bem como possibilitando que o profissional se destaque da concorrência.

Desse modo, os médicos que desejam ser uma referência dentro da sua especialidade, transmitir mais confiança aos pacientes, conquistar novos clientes, ou mesmo tornar o consultório ou clínica mais conhecidos na internet, devem apostar nas estratégias e ferramentas que o marketing oferece para alcançar diversos resultados positivos.

O que é Marketing Médico?

Na prática, o marketing médico consiste em um conjunto de ações que visam promover os profissionais da área dentro dos limites estabelecidos pelo segmento e, com isso, humanizar os atendimentos e cativar clientes. 

Apesar do maior foco nos profissionais e especialidades, as ações também podem ser aplicadas para clínicas e consultórios, mas também com foco em determinados profissionais. Assim, as ações visam conquistar mais pacientes e melhorar o faturamento.

Médicos que têm o objetivo de melhorar a perceção dos pacientes a respeito dos seus serviços, por exemplo, conseguem construir uma autoridade em sua especialidade e se sobressair perante os concorrentes, visto que informarão e alcançarão os clientes.

Com estratégias de Marketing bem desenvolvidas é possível atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já se consultam com o profissional, visto que uma relação é estabelecida.

A importância do Marketing Médico

Alguns médicos pensam que o marketing é apenas mais uma forma de publicidade, mas as ações vão muito além disto.

Um atendimento de qualidade, sanar dúvidas com qualidade e realizar cursos de especialização também são fundamentais.

Contudo, sem estratégias e campanhas pensadas para demonstrar esses diferenciais ao público, tais aspectos não são suficientes para aumentar o número de pacientes. 

Sendo assim, é importante analisar o papel do marketing médico e a sua relevância para que os profissionais possam apresentar seus serviços com qualidade, alcançando os potenciais clientes de forma eficaz e de acordo com as diretrizes do segmento médico.

Isto posto, os profissionais podem aprender sobre o marketing para criar presença no digital, fortalecendo a sua imagem e aumentando a credibilidade. 

Do mesmo modo, é fundamental contar com profissionais especializados nessa comunicação, afinal, é vedada qualquer propaganda direta e somente com um setor ou responsável pelo marketing as ações podem ser feitas com o direcionamento adequado.

Como criar estratégias de marketing médico?

Independentemente da estratégia, é importante seguir algumas etapas para obter sucesso com o marketing. São elas:

  • Definir bem os seus objetivos;
  • Entender as estratégias aplicadas e seus impactos;
  • Contar com pessoas capacitadas na comunicação;
  • Fazer o acompanhamento dos resultados.

Tais passos são fundamentais para que o plano de comunicação seja realmente efetivo e, caso seja necessário, melhorias sejam aplicadas na estratégia.

Outro detalhe importante antes de elaborar as estratégias é conhecer as determinações do CRF (Conselho Federal de Medicina), órgão que determina regras de divulgação que envolvem o trabalho dos médicos, pois se houver desacordo com as diretrizes, sanções podem ocorrer.

Alguns cuidados necessários nesse segmento são as promessas de resultado, uso de foto de pacientes, além da divulgação de antes e depois.

Estratégias interessantes para o Marketing Médico

Neste momento uma grande dúvida que pode surgir é a respeito de quais são as melhores estratégias para investir e ter bons resultados. Afinal, além de contar com bons profissionais, é crucial entender as ações que estão sendo aplicadas, bem como entender sobre esses processos para que os resultados sejam ainda mais efetivos.

Assim, de modo a contribuir com a criação de materiais, algumas ações muito vantajosas que podem ser aplicadas junto à equipe de comunicação consistem em:

  1. Criação de uma identidade visual

Ter uma identidade esteticamente interessante é uma maneira do público criar interesse na marca, além de reconhecê-la com facilidade.

Ou seja, conseguem identificar o profissional e sua especialidade independentemente do local em que um conteúdo é divulgado, por exemplo, e assim a marcação de consultas e a confiança no profissional são ampliadas.

Um ponto importante é que a identidade deve ser bem definida em todos os canais de comunicação, ou seja, no site, redes sociais, receituário e cartões de visita.

  1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é atualmente uma das estratégias de marketing mais utilizadas em diversas áreas, mas se mostra fundamental para o marketing médico. 

Isso ocorre, justamente, pelas diretrizes do CRF e da oportunidade que o marketing de conteúdo traz ao oferecer informações de valor aos potenciais clientes, criando valor e relevância para o serviço ofertado pelo profissional.

Além disso, tal estratégia apresenta um excelente ROI (Retorno Sobre Investimento), visto que o conteúdo, por si só, já é atrativo, possibilitando investimentos menores e/ou mais flexíveis para alcançar novos contatos.

Assim, com conteúdos relevantes para o público-alvo que você deseja alcançar é possível chamar a atenção das pessoas, propondo soluções eficientes para os seus problemas, ajudando a todos e cativando os usuários que chegam ao perfil por meio de conteúdos informativos, por exemplo.

  1. E-mail Marketing

Esta é uma ótima estratégia para manter boas relações e fortalecer a base de pacientes que já demonstraram algum tipo de interesse pelo seu conteúdo. 

Com newsletters é possível ajudar os futuros pacientes com conteúdos que sejam relevantes para eles, além de fidelizar o público e trazer materiais mais direcionados para a “dor” que esse cliente apresenta, convertendo-o com mais facilidade.

  1. Site preparado para conversão

Um site com design responsivo (que possa se adaptar a diferentes dispositivos móveis) e que esteja pronto para a conversão é algo essencial nas estratégias de marketing médico, sendo muito útil na captação de novos pacientes.

Usar o Inbound Marketing, por exemplo, é uma ótima maneira de aumentar o número de pacientes, já que esta técnica de marketing de atração é baseada em atração, conversão, venda e encantamento.

No caso do marketing médico, a parte da venda seria a prestação do serviço, ou seja, atendimento de qualidade na consulta que faz toda diferença e cria a vontade do paciente voltar.

  1. Redes sociais

Os médicos podem utilizar as redes sociais para se aproximar das pessoas, além de ser um ótimo espaço para divulgação de conteúdos.

Contudo, assim como nas demais mídias, é crucial ter atenção aos anúncios, para que eles não firam as diretrizes do marketing médico estabelecido pelos órgãos reguladores.

Deste modo, o investimento em conteúdos de valor e em diferentes formatos, se adequando aos diferentes perfis das redes e aos algoritmos é o ideal para esses ambientes.

  1. Anuncie em plataformas Ads

Apostar no poder das ferramentas Ads para criar anúncios pagos possibilita chamar a atenção das pessoas, evidenciando o seu trabalho nos diversos ambientes online, otimizando o alcance do público.

Neste caso, os médicos podem buscar ajuda de profissionais de marketing para verificar as diversas opções para criar os anúncios e segmentar o público em cada uma das redes, por meio dos conteúdos encontrados no planejamento.

Algumas opções de ambientes para criar as publicidades são o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads e Linkedin Ads.

Considerações finais

O marketing médico é muito importante para os profissionais que desejam aumentar a credibilidade, ser referência na área de atuação, conquistar os pacientes e ter uma presença no universo digital, proporcionando um diferencial para se destacar da concorrência e atender aos pacientes mais segmentados e com qualidade.

Veja 3 ações simples para melhorar a sua comunicação com o paciente.

Escrito por Ideal Marketing, em parceria com a TV Doutor.

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