Um olhar sobre o ecossistema de saúde digital da Estônia

INNTERNATIONAL CONFERENCE: A look at the Estonian e-Health Ecosystem
Speaker: Florian Marcus; Digital Transformation Adviser at the e-Estonia Briefing Centre.

Moderador: Nicolau D’Amico Filho
Desde 2008 existe o portal e-health, unificando todas as informações de saúde dos pacientes na Estônia. As receitas eletrônicas (prescrições) existem há quase 10 anos.

Em muitos países ao redor do mundo, é difícil entender como os dados estão sendo usados. Na Estônia temos um diário de bordo e podemos ver com eficácia cada vez qual médico examinou meu histórico, por qual motivo e em qual momento.

Se eu for diagnosticado com esquizofrenia, por exemplo, e discordar do diagnóstico, bloqueio no sistema o diagnóstico do médico 1 e vou ao médico 2 para uma outra opinião. Isso é importante para a privacidade do paciente.

Há questões jurídicas que ainda precisam ser elucidadas. Mas hoje existem punições severas quanto à violação da privacidade dos pacientes pelos médicos.

Os eventos da vida no e-health são situações em que você tem direito a serviços novos. Por exemplo, o nascimento de uma criança: você deve registrar o bebê no plano de saúde, ter certidões, etc. Ao invés de lidar com essas burocracias em diferentes endereços do governo ou da cidade, por que não um grande botão virtual “Nascimento da criança” com perguntas e respostas com as principais dúvidas? Nós compactamos o máximo possível a experiência do usuário e a sua jornada na saúde, para facilitar o entendimento de onde obter cada informação.

São serviços governamentais proativos. O governo sabe tudo para fornecer serviços aos cidadãos. Estão planejando integrações com algoritmos para entregar os serviços de uma forma ainda melhor.

Veja mais...