Em sua palestra no Global Summit 2021, NIKLAS LIDSTRÖMER, da Suécia, falou sobre a atenção primária à saúde, um campo generalista altamente interessante na medicina. O especialista afirmou que nos próximos anos, esse campo continuará a se beneficiar profundamente da IA na medicina, o que resultará em mudanças positivas na vida cotidiana dos pacientes.
O conhecimento médico especialista chegará aos ambientes de atenção primária, alterando profundamente todo o sistema de referência e suas indicações. Os domínios especializados serão distribuídos ampla e remotamente, à medida que os avanços científicos atingirão os pacientes de cuidados primários e médicos com mais frequência, rapidez e precisão, inclinando assim o equilíbrio de dependência na relação médico-paciente.
Cuidados de saúde personalizados e de precisão chegarão a todas as clínicas e pacientes, e em nenhum lugar será tão óbvio como no ambiente de cuidados de saúde primários. A IA na atenção primária também irá acelerar a teranóstica da doença, o que afetará as decisões de manejo. O apoio à decisão será abundante para o clínico geral e o paciente. O poder do paciente provavelmente verá um aumento à medida que os pacientes se tornam mais ativos, bem informados e independentes na descoberta de informações e no aprendizado sobre sua própria doença, uma tendência que já ocorreu na maioria das economias desenvolvidas.
Essa tendência provavelmente continuará nas economias emergentes por meio de plataformas mHealth alimentadas por IA, graças ao aumento das tecnologias de smartphones. Muitas áreas da atenção primária estão entrando em uma revolução: a farmacogenômica mudará profundamente a forma como prescrevemos medicamentos. Todos os tipos de reconhecimento de padrões em especialidades baseadas em imagens irão essencialmente fortalecer sua presença na clínica de atenção primária: radiologia variando de raios X planos a ultrassonografia, dermatologia, patologia e partes de oftalmologia e inspeções escópicas, onde outros reconhecimentos de padrões de imagem podem ser expandido ainda mais.
Além disso, a psicoterapia interpessoal, os acompanhamentos e a conformidade serão blindados com componentes de vigilância, treinamento e instrução.