7 ferramentas digitais indispensáveis para médicos.

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Conheça 07 ferramentas indispensáveis para a rotina dos médicos.

3 minutos de leitura

Estar inserido no universo digital não é mais uma questão de escolha, e sim de organização e produtividade. Se você é médico ou profissional da saúde, sugiro que realize uma imersão digital e aceite os desafios que virão – aprender, errar e aprender novamente, ou seja, ser flexível com o novo e com as ferramentas disponíveis no mercado. 

Antecipar-se aos desafios e buscar o conhecimento das novas tecnologias irá proporcionar não somente um grande aprendizado, mas também oportunidades de novos negócios. 

Por estas razões, listamos abaixo 7 ferramentas que podem te ajudar no dia a dia.

Google Drive

É um serviço para armazenamento e partilha de arquivos, através da “computação em nuvem”. É possível criar e armazenar documentos, fotos, recibos.
Você pode escolher as informações que deseja compartilhar ou deixar as pastas privadas.
Com esta ferramenta é possível se organizar e acessar prontuários e documentos pelo seu celular e onde você estiver.

Agenda online

Aquela agenda física comprada em papelaria já foi aposentada nos estabelecimentos de saúde. Saber a programação em tempo real sem depender da recepcionista traz muito mais autonomia! Ao ter uma agenda online como o Google agenda (gratuito), o profissional pode ver com clareza como está o número de atendimentos do dia/ semana/ mês, solicitar remanejamentos e ter mais liberdade para programar sua rotina.

WhatsApp

Imagine que um paciente ligue no seu consultório e aguarde mais de 5 minutos até sua secretária atendê-lo. Péssimo, né?

As pessoas estão cada vez mais imediatistas e a maioria não possui paciência para ficar preso ao telefone enquanto escuta aquela música irritante ou a secretária falando com outro paciente.

Se o atendimento inicial demorar, o paciente vai ligar no concorrente que o atenderá de forma rápida e eficiente. O WhatsApp permite que a mensagem até demore um tempinho para ser respondida, mas gera um conforto para casos mais corriqueiros. Há uma versão Business que poderá ajudar muito a produtividade da sua secretária.

Ferramenta para teleconsulta

Alguns profissionais têm utilizado o WhatsApp para realizar as teleconsultas, porém há ferramentas mais adequadas no mercado. De acordo com o Prof. Dr. Chao Lung Wen, médico da Faculdade de Medicina da USP e referência no tema, o WhatsApp sozinho não é a ferramenta “ideal”, mas pode funcionar como um “apoio” na Telemedicina. Sim, as teleconsultas são um caminho sem volta e positivas para o médico e para o paciente que, em casos simples ou para esclarecer uma dúvida, não precisa se deslocar até a clínica. Você já pratica a teleconsulta?

Trello

É um gerenciador de tarefas e projetos extremamente viciante e vou te contar o porquê: você já pediu para sua equipe de compras fazer um orçamento e após uma semana você pergunta: “Alguma novidade?” e tem como resposta: “Eu esqueci”.

Com o Trello, isso não vai mais acontecer. Ao direcionar a tarefa, você irá acompanhar o andamento da mesma por e-mail e essa desculpa não será mais aceita.
E sabe por que ele é viciante? Porque você vai querer levar essa ferramenta para sua vida particular e assim vai deixar de procrastinar aquele projeto, estudo ou viagem.

Ferramenta para prescrição digital

Já é possível fazer a prescrição digital de medicamentos com segurança. Ela ainda impossibilita a falsificação do carimbo do profissional da saúde, facilita a compreensão das palavras no momento de comprar o remédio ou de entender a posologia, reduz o uso do papel e facilita o armazenamento. Quantas vantagens, não é mesmo? A receita ainda pode ir direto para uma rede de farmácias.

Só vi vantagens na utilização desta ferramenta, seja para o paciente que está presencialmente em seu consultório ou para o atendimento online.

Redes Sociais

As redes sociais mais utilizadas no momento podem se tornar seu novo cartão de visitas, onde pacientes podem te encontrar, recomendar e acompanhar seu trabalho e de sua clínica. Pode ser através de uma foto abordando um tratamento específico ou de um texto sobre novidades de tratamentos, seguindo (claro) as regras do CFM. Interagir com os pacientes é muito bom e você pode delegar esta função para um funcionário de confiança. Use e abuse das redes sociais – elas podem te ajudar a ser referência na sua especialidade.

Pois é, ser digital não é mais uma escolha, independentemente da sua área de atuação, e para os médicos e clínicas não é diferente.

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Josi Negretti

Graduada em Processos Gerenciais pela Anhembi Morumbi.
Trabalho com relacionamento com clientes desde 2014, adoro tecnologia, desenvolvimento de produtos e serviços.

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