Transformação digital no diagnóstico por imagens: inteligência artificial e aprendizado de máquina

Palestrante: MANUEL COELHO – HEAD DE INVOVAÇÃO, SIEMENS HEALTHINEERS

Hoje existem diversos termos sobre transformação digital e isso causa confusões. Há um “tecniquês pesado”, então antes disso temos que refletir sobre o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS): o contínuo do cuidado do paciente.

A COVID-19 derrubou barreiras tradicionais na saúde e trouxe lições severas para o mundo inteiro. Não podemos mais dividir a Saúde em prevenção, tratamento, etc. Nada mais está isolado, e o ente que faz essa ligação entre todas as áreas continuamente é o paciente.

Quando falamos em plataforma de gestão de saúde populacional, precisamos nos atentar à jornada do cuidado do paciente. São várias fases devem ser analisadas de forma integrada: anamnese, diagnóstico, decisão terapêutica, tratamento, acompanhamento.

Essas plataformas funcionam como uma ferramenta de apoio ao conceito supracitado, definido pela OMS. Elas aumentam a eficiência e sustentabilidade dos sistemas de saúde, promovendo acesso universal aos serviços, respeitando a privacidade das informações de saúde de cada paciente.

Debate:

Um palestrante do Fórum Econômico Mundial abordou que existem 3 corridas. Uma em que a máquina vai ganhar do humano. Outra, em que corremos junto com a máquina. Ex: algoritmo que apoia as decisões clínicas. E a última corrida, em que o ser humano vence em razão da sua humanidade e aptidões únicas, assim com um quadro de Van Gogh.

Identifique quais são suas batalhas perante a Inteligência Artificial. Não conseguimos mais recusá-la.

Não temos uma linha de chegada. Ninguém vai dominar a tecnologia, sempre teremos um próximo desafio.

Veja mais...