Posicionamento: quem é você?

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4 minutos de leitura

Posicionamento é um termo introdutório no estudo da comunicação que é essencial como ponto de partida. Ele se refere basicamente ao espaço que você ocupa na mente do seu cliente/ paciente, e é definido por como você se porta em todos os canais de contato entre vocês dois. O seu posicionamento é a definição de quem você é para seu cliente, e, por consequência, que tipo de problema você resolve para ele.

O posicionamento aparece quando pensamos em autoridade e diferenciação. Como exemplos simples, saindo do universo da saúde, podemos pensar na Hering e na Hugo Boss.

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A Hering se posiciona como a marca da roupa básica. Quando se pensa em camisas e camisetas lisas, a Hering é uma marca que sempre aparece na mente dos consumidores.

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Por outro lado, a Hugo Boss é sinônimo de luxo e exclusividade. Talvez não seja o lugar ideal para procurar camisetas básicas, mas é uma ótima opção se você busca um terno de qualidade excelente e design exclusivo.

Na área médica, um exemplo de posicionamento é a ONA (Organização Nacional da Acreditação). Ela é responsável por certificar empresas da área da saúde de acordo com critérios estabelecidos, cujos níveis são 1, 2 e 3. Quem tem o certificado da ONA é reconhecido por ter excelência no atendimento clínico e na gestão, e se diferencia de maneira positiva dos que não têm.

Importante: se posicionar como a empresa de melhor qualidade ou a mais exclusiva pode não ser o melhor para você. Seu posicionamento pode ser a clínica com o menor custo ou a que é mais humanizada com seus pacientes ou a mais tecnológica, por exemplo. Isso depende de como você pretende se diferenciar da sua concorrência.

E essa diferenciação se inicia na definição do seu público!

Saber qual o perfil do seu cliente, seu sexo, idade, faixa econômica e localização irá te ajudar nesse momento.

No caso de uma clínica popular, se posicionar como o melhor atendimento pode ser secundário, mas prestar um bom atendimento com preços acessíveis é essencial! Por outro lado, o Hospital Sírio Libanês não se importará com o preço dos seus atendimentos, mas sim em ter os melhores resultados clínicos possíveis para uma parcela da população que pode pagar os mais altos valores por isso.

Falando em valores, o preço do seu serviço faz parte do seu posicionamento. No caso de um serviço de altíssima qualidade, como o Sírio Libanês e a Hugo Boss entregam, um preço acima da média do mercado (e às vezes muito acima) faz parte do seu posicionamento.

Quanto mais caro o seu procedimento ou consulta, mais exclusivo e seletivo ele será. O preço não está sozinho; deve ser aliado a uma entrega de qualidade, claro. Tentar se posicionar em algum lugar interessante na mente do paciente e não cumprir será um tiro no pé e acabará com a confiança que seu cliente tem em você. Tenha claro até onde você pode chegar e quais são seus limites operacionais e financeiros.

Por fim, precisamos pensar no que realmente te diferencia do seu concorrente. Qual sua particularidade? Estamos falando realmente de detalhes, mas que podem fazer uma grande diferença. Veja os exemplos abaixo:

  • A clínica popular do centro de São Paulo com os menores valores;
  • O dentista dos famosos;
  • O laboratório que entrega os resultados mais rápidos da região;
  • O maior especialista em mamoplastia no Brasil;
  • O médico do esporte especialista em lesões de joelho;
  • O hospital que oferece a melhor hotelaria.

O posicionamento não está necessariamente relacionado à excelência, mas à diferenciação. Você pode não ser o melhor naquela especialidade ou procedimento, mas é o mais carismático, empático, humano ou que tem as acomodações mais agradáveis.

A dica final sobre posicionamento é: busque um lugar que ninguém ocupa. É melhor ocupar um espaço vazio na mente do consumidor do que brigar para tomar o lugar de alguém. Tem espaço pra todo mundo!

No mercado de água mineral, a marca Voss conseguiu se diferenciar como “a água mais pura do mundo”. E só depois disso pode cobrar um valor até 20 vezes maior do que outras águas no mercado. A Apple, no início das suas operações, numa manobra quase metalinguística, se posicionava como a empresa de tecnologia “que pensa diferente”. Busque o seu espaço e crave sua bandeira. Se você for único, não existem concorrentes.

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Márcio Miranda

Estava presente no 1º aniversário da TV Doutor.
Especialista e entusiasta em resolver problemas através da comunicação.

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